Kdo se je poročil s Karel IV. Španski?

  • Maria Luisa of Parma poročen Karel IV. Španski . Karel IV. Španski je bila na poročni dan stara 16 let (16 leti, 9 mesecev in 24 dni). Maria Luisa of Parma je bila na poročni dan stara 13 let (13 leti, 8 mesecev in 26 dni). Starostna razlika je bila 3 leti, 0 mesecev in 28 dni.

Karel IV. Španski: Časovnica zakonskega stanja

Karel IV. Španski

Karel IV. Španski

Karel IV. Španski, španski kralj, * 11. november 1748, Portici, Neapeljsko kraljestvo, † 20. januar 1819, Rim, Papeška država.

Preberite več...
 
Wedding Rings

Maria Luisa of Parma

Maria Luisa of Parma

Maria Luísa de Parma (nome completo em italiano: Luisa Maria Teresa Anna di Borbone; Parma, 9 de novembro de 1751 – Roma, 2 de janeiro de 1819) foi a esposa do rei Carlos IV e Rainha Consorte da Espanha de 1788 até a abdicação forçada do marido em 1808, na sequência do Motim de Aranjuez.

Nascida uma princesa italiana do Ducado de Parma, filha de Filipe, duque de Parma e de sua esposa, Luísa Isabel da França, ela foi criada na corte do avô materno, o rei Luís XV. Em 1765, aos 14 anos, Maria Luísa casou-se com Carlos, príncipe das Astúrias, o futuro rei da Espanha. Entre os muitos filhos do casal estavam o futuro rei Fernando VII da Espanha, Carlota Joaquina, rainha de Portugal, Brasil e Algarves como consorte de D. João VI, e Maria Isabel, rainha consorte do Reino das Duas Sicílias.

Ela era impopular entre o povo e a aristocracia. O nome de Maria Luísa esteve vinculado a uma série de difamações, conspirações e amantes. A propaganda política da época lhe acusava de ser uma mulher promíscua, infiel e que, juntamente com o suposto amante, o primeiro-ministro Manuel Godoy, influenciava o rei. Ela era rival da duquesa de Alba e da duquesa de Osuna, bem como de sua nora, a princesa Maria Antónia de Nápoles, cuja morte precoce foi atribuída a um envenenamento causado pela rainha.

O envolvimento de Carlos IV nas Guerras Napoleônicas e disputas familiares internas entre o rei e a rainha e o filho, Fernando, príncipe das Astúrias, minaram o já decrescente apoio à monarquia Bourbon na Espanha. Em 1808, na sequência do Motim de Aranjuez, o rei foi forçado a abdicar ao trono em favor do filho, que ascendeu como rei Fernando VII, e partir para o exílio. Maria Luísa acompanhou o marido na França e Itália, respectivamente. Ela morreu no exílio em Roma, aos 67 anos, sem nunca ter retornado à Espanha.

Mais recentemente, historiadores consideram que a impopularidade da rainha foi resultante de um contexto antiabsolutista e antiaristocrata pós Revolução Francesa, cuja vinculação da figura da rainha infiel e libertina no imaginário coletivo atuava como propaganda política e não esteve reservada apenas à Maria Luísa, mas também a demais rainhas e nobres do período.

Preberite več...
 

Oče Karel IV. Španski in njegova zakonca:

Mati Karel IV. Španski in njeni zakonci: